Otimize as URLs de seu blog ou site

Otimize as URLs do seu blog ou site

Vista muitas vezes como apenas um detalhe, a URL tem significativa importância nos resultados de busca, ela é o endereço virtual do seu blog.

E como todo endereço, se for de difícil acesso, você receberá pouca ou nenhuma visita e, da mesma forma, as mudanças podem gerar transtornos e algumas perdas.

Para que você aproveite ao máximo sua URL, serão apresentadas, neste artigo, algumas dicas valiosas.

•  O que é URL?

•  Qual a importância de se otimizar a URL?

•  Como fazer a otimização da URL?

• Por que a troca de URL pode ocasionar perdas de tráfego orgânico?

O que é URL?

É a sigla de Uniform Resource Locator que, em tradução livre para o português, significa Localizador Uniforme de Recursos.

A URL indica a localização virtual de páginas e sites; trata-se, portanto, de um endereço cibernético essencial para que seu blog seja encontrado na rede.

Qual a importância de se otimizar a URL?

Ter um endereço de fácil localização é primordial para ser encontrado e visitado; e uma URL otimizada oferece esse benefício.

URLs curtas são mais fáceis de lembrar, copiar e colar; além disso, elas, quando bem elaboradas, dão um panorama ao usuário sobre o assunto ou serviço.

Como fazer a otimização da URL?

Pense na URL como um mestre de cerimônia, que tem a função de conduzir os visitantes a um importante evento, todo o empenho que você teve com esse acontecimento dependerá da maneira assertiva com que as pessoas forem convidadas a entrar.

Para que ninguém deixe de comparecer à festa, a URL não pode ser um entrave, por isso, não deixe de seguir as dicas a seguir.

1. Opte por uma URL curta

Quanto menor, mais fácil de memorizar, contudo, se a URL for um pouco mais longa, mas amigável, não deixe de usá-la, o importante é ela ser descomplicada.

De qualquer forma, para os casos de URL muito longa há dispositivos que possibilitam encurtá-la.

2. Use palavras-chave na sua otimização de URL

Usar palavras-chave na URL contribui para o ranqueamento, pois elas ajudam a visualizar o tema a ser abordado. Além disso, elas têm grande relevância na escolha do usuário, se forem atraentes recebem cliques e geram mais tráfico orgânico. Mas atenção: não use a palavra-chave repetidamente na URL para não soar como manipulação ou poderá ter seu posicionamento penalizado.

3. Padronize suas URLs

Para uma melhor apresentação, dê preferência às letras minúsculas e evite o uso de números, isso facilitará a compreensão do leitor.

Já, para a separação das frases, utilize hífens, pois assim o google compreende que há espaços entre as palavras.

4. Cuidado com parâmetros na URL e evite a duplicação de conteúdos

Para que os conteúdos não sejam duplicados, procure marcar os usuários com cookies ao invés de Sessions IDS; entenda a canonização de URLs e aplique a tag canonical para escolher uma versão preferencial e não correr o risco de dividir o ranck.

Por que a troca de URL pode ocasionar perda de tráfego orgânico?

Quando, por algum motivo, uma URL deixa de existir, algumas ações são necessárias para evitar que o tráfico orgânico seja totalmente perdido e, também, impedir que os usuários se deparem com o erro 404.

Por isso, só mexa na estrutura da URL se não houver outra alternativa; e, diante dessa situação, providencie o redirecionamento 301 da URL desativada para outra similar, assim você evitará perder a indexação, sem prejudicar a reputação do site.

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