Planejamento de feiras: o que levar em conta?

Se até mesmo para as marcas conhecidas e consolidadas no mercado brasileiro é importante marcar presença em feiras, para as pequenas e médias empresas esta importância é ainda maior.Apresentar os produtos e serviços em feiras é uma ótima oportunidade para aumentar a visibilidade da empresa, fazer negócios e ter ideias para diversas ações futuras. No entanto, participar de uma feira envolve investimentos, que podem ser bem altos de acordo com o tamanho do evento. Por isso, o planejamento para participar de uma feira deve ser feito com a maior antecedência possível para atingir os objetivos e garantir um bom retorno.

Planejamento de feiras: como fazer?

Definição dos objetivos

Esse é o ponto de partida. A empresa precisa ter de forma clara o que pretende ter de retorno ao participar de uma feira. Vendas no dia do evento? Vendas a médio prazo? Captação de cadastros? Divulgação da marca? Investir na participação em feira apenas para cumprir protocolo não é uma boa ideia. Mas vale notar que é necessário ser realista na definição deste objetivo. É comum para o seu mercado fechar uma venda no dia em que o cliente tem o primeiro contato com a marca? Vendas complexas com ciclo longo ou valor muito alto não são realizada na feira a não ser que o processo já tenha sido iniciado antes do evento. Ajuste suas expectativas e seus objetivos.

Escolha da localização

Quem reserva o espaço com antecedência tem a chance de escolher a melhor localização do estande. É importante estudar o mapa e verificar quais serão os maiores pontos de circulação de pessoas durante a feira. Praças de alimentação, auditórios para palestras e workshops, corredores de entrada e saída do evento são locais de grande movimento e que podem aumentar a visibilidade do estande.

Equipe de vendas

A equipe que irá atender o público deve ser bem treinada, tanto para fornecer as informações sobre os produtos e serviços, quanto para receber as pessoas com educação, cordialidade e simpatia. Para participar das feiras, escolha colaboradores desinibidos, que tenham jogo de cintura para lidar com imprevistos e que gostem de se relacionar com o público. É importante também que os atendentes conheçam a empresa e os produtos. Se não forem funcionários experientes, invista bem no treinamento.

Apresentação do estande

As cores, o conforto dos frequentadores, som, iluminação, espaço suficiente para fazer uma demonstração.Todos esses fatores devem ser cuidadosamente pensados para planejar todo o layout que favoreça a atração do público para o espaço e o deixe confortável no estande.

Preparo do material de divulgação

É importante que o potencial cliente não saia do estande de mãos abanando. Prepare o material de apresentação com uma linguagem simples e objetiva. Investir em um brinde ou vale-desconto, por exemplo, também são boas alternativas para incentivar o cliente a manter seu material e se lembrar da marca por mais tempo. Mas não se acomode achando que o cliente potencial vai entrar em contato apenas porque você entregou um material bacana. Confira as dicas pós-evento mais adiante.

Atrações do estande

Um estande diferenciado aumenta a visibilidade da marca. Invista em experiências dentro do estande. Pode ser uma apresentação mais tecnológica e interativa, jogos ou algo ligado ao entretenimento. O importante é que a ação tenha identidade com os valores e com os produtos da marca.

Dedique-se no pós-evento

Quais eram mesmo os objetivos da sua participação no evento? Ao terminar a feira ou evento, avalie de que forma seus objetivos possam ter sido alcançados ou não e, principalmente, o que você ainda pode fazer para alcança-los. Dê andamento nos contatos feitos no evento buscando as vendas, agradeça quem passou pelo seu estande por e-mail, telefone ou redes sociais e faça o fechamento do projeto rastreando os resultados e documentando as lições aprendidas para o próximo evento.

Centenas de feiras são realizadas todos os anos no Brasil e algumas delas podem ser oportunidades ideais para o seu negócio. Tem dúvidas sobre como fazer um planejamento de feiras? Entre em contato com a Monolito e conte com o auxílio de nossos consultores.

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Mapa mental: como fazer e para que serve - Agência Monolito
1 ano atrás

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