Veja como iniciar o marketing B2B em sua empresa

Veja como iniciar o marketing B2B em sua empresa

Os formatos de compra e atração de clientes se modificam toda hora e novas estratégias de marketing de conteúdo surgem.

Antes os anúncios eram inevitáveis no cotidiano das pessoas, seja no comercial da televisão ou no rádio, mas hoje 1 a cada 5 adultos conectados no mundo tem um bloqueador de anúncios em seus navegadores, segundo o relatório Dimension, publicado pela Kantar Media em 2018.

Hoje há um modelo de negócios diferente para cada necessidade. No caso do B2B o conceito é trabalhar uma linguagem mais aprofundada e lapidada com os clientes que correspondem a este modelo.

A seguir listaremos os tópicos abordados neste artigo:

• O que é Marketing B2B?
• Qual a diferença do Marketing B2B para o B2C?
• Como começar a fazer o Marketing B2B?
• Veja as principais estratégias do Marketing B2B.

O que é Marketing B2B?

O marketing B2B é uma forma curta para marketing business-to-business, ou seja, de empresa para empresa, diferente do business-to-consumer (ou customer) que é de empresa para consumidor.

Este modelo de negócio atende às empresas, instituições e outras organizações que necessitem de prestação de serviços. Isso significa que o seguimento do B2B é comercial.

A seguir explicaremos as principais diferenças do B2B para o B2C.

Qual a diferença do Marketing B2B para o B2C?

O que se modifica entre o B2B e B2C são fatores como a jornada de compra, as formas de divulgação e intenção de público.

Enquanto o marketing B2B tem uma jornada de compra de semanas ou meses até conseguir o cliente, o marketing B2C traz uma jornada mais rápida que simplifica a conexão entre a empresa e o comprador.

O que modifica também, como já explicamos é a intenção de público. Enquanto o B2C trabalha com um usuário final e uma campanha mais emocional, enquanto no B2B o papo é com as empresas e por isso a linguagem deve ser mais técnica e racional.

O último parâmetro é justamente a linguagem que precisa ser diferente. Nas formas de consumo de um usuário final em qualquer loja se compra produtos que por vezes são desnecessários à sobrevivência. Já no B2B o caminho de compra é racional e a venda é realizada com um serviço continuamente atrelado ao bem-estar e eficácia do atendimento ao cliente.

Como começar a fazer o Marketing B2B?

Dentro do marketing de conteúdo há várias ramificações estratégicas de promoção da marca. Para começar a fazer especificamente um planejamento para B2B é necessário que pesquise o seu público de forma extremamente aprofundada, além disso, precisa compreender seu funil de vendas, pesquisar maneiras de mensurar resultados e, por fim, pensar em metas para seu trabalho.

A seguir, explicaremos mais sobre as estratégias adotadas em B2B.

Veja as principais estratégias do Marketing B2B

Montar uma estratégia para marketing B2B requer o entendimento dos nichos de negócio, a clareza de objetivos e principalmente o conhecimento da persona.

O estudo para criar uma programação de conteúdo precisa ser sólido e bem lapidado para que consiga perceber quais os melhores tipos de produções são mais eficazes para seu planejamento.

Por isso é importante manter-se por dentro do que acontece no meio em que produz, focar-se numa construção sólida com o usuário para geração de leads e fazer uma análise profunda da jornada do cliente.

Os tipos de produção mais indicadas para marketing B2B são os podcasts, posts blog, ebooks, artigos originais, webinars, vídeos, entre outros. O Ideal realmente é entender os conteúdos durante a criação da estratégia de produção.

Então, com um planejamento bem-feito e conhecimento dos pilares necessários seu marketing B2B será bem estruturado.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e continue nos acompanhando para deixar suas produções no topo.

Comentários

Comentários

Rastreou de seu site.

Deixe um comentário

Você deve ser logado para publicar um comentário.